Mindfulness e Flow

           Você é feliz? Você se envolve com as tarefas da sua vida? A medicina estuda muito sobre doenças e sobre como podemos tratar as doenças. E como entender o indivíduo como um ser individual? Entender a relação mente e corpo? Nesse ponto, a Medicina Integrativa consegue ir mais a fundo. A Medicina Integrativa abrange várias técnicas baseadas em evidências, tanto métodos alopáticos como terapias complementares, e se fundamenta na visão mais ampla do ser humano. A Organização Mundial de Saúde já considera saúde como o bem estar biopsicosocial, e a Medicina Integrativa reafirma esse conceito.

          Dentre as diversas terapias e conceitos dessa área, uma muito importante e que pode ser utilizada de muitas formas e em inúmeras situações é o Mindfulness. Este termo, também chamado de atenção plena, refere-se ao estado de consciência intencional no momento, e estar consciente da consciência.

            Preste atenção nesse momento no lugar onde está. Está frio ou calor? Está claro ou escuro? Você está em uma posição confortável? Tem algum lugar do seu corpo que esta doendo? Seus ombros estão relaxados? Sinta a sua respiração e o ar que entra por suas narinas. Sentiu?

            Muitas vezes acordamos pensando no que temos que fazer no trabalho. Estamos trabalhando e pensando no que temos que comprar no supermercado. Estamos no supermercado pensando em como fazer a janta. Comemos a janta pensando em dormir. E assim a vida passa e não prestamos atenção no momento presente, isso é, não vivemos o momento presente. Você sabia que a atenção plena ao tempo presente aumenta a felicidade e pensamentos positivos sobre a sua tarefa? Mesmo se estiver no trânsito, por exemplo.

            Passamos boa parte de nossas vidas trabalhando, quer dizer que fazer do trabalho algo prazeroso que traga satisfação aumenta a felicidade. O engajamento ocupacional está relacionado com melhor bem estar e vida mais saudável. Alguns métodos que podem ser usados para aumentar o engajamento ocupacional é o Mindfulness e o Flow. O Flow é um estado psicológico positivo. Ambos os casos a pessoa está presente, envolvida ativamente e atenta.

            Csikszentmihalyi chamou de flow a experiência ótima que se experimentava ao fazer uma atividade que trazia emoção positiva e tinha motivação intrínseca. As pessoas focam no momento presente, e se esquecem dos problemas da vida. Esta atividade ficava melhor quando tinha equilíbrio entre os desafios e as habilidades, e estes estavam acima de certo nível ótimo individual. Portanto, estimular atividades saudáveis e que a pessoa experimente o Mindfulness e Flow contribue para a promoção e aumento da felicidade e bem estar. Estas atividades podem estar presentes não só no lazer, mas também no trabalho, escola e relacionamentos.

Deixe um comentário

Atenção Integrativa