Médica(o), descubra o protocolo de atendimento que pode motivar seus pacientes com doenças crônicas a seguirem mais de 80% do tratamento sugerido.

  • Sem se cansar de repetir as mesmas orientações 
  • Sem se desgastar de convencer o paciente que remédio sozinho não faz milagre
  • Sem se frustrar de fazer uma conduta baseada só na doença e sintomas

Pois o Atendimento Continuado considera a pessoa como um todo, apoia o autocuidado e aumenta a adesão e o resultado de condições crônicas, como Diabetes e Ansiedade.

A Formação em Atendimento Continuado vai abrir vagas em breve, você pode preencher esse formulário para entrar na Lista VIP e saber em primeira mão quando abrir as vagas.

O fim da cultura do “retorno gratuito”

Existe uma cultura de ter uma consulta de retorno gratuito em 15 ou 30 dias já pré-estabelecida. Mas eu te garanto:

  • Retorno gratuito não é obrigatório.
  • Retorno gratuito não ajuda na adesão do paciente ao tratamento.
  • Retorno gratuito não te valoriza.

Segundo o CFM (Resolução 1.958/2010), o atendimento médico completo pode ser concluído ou não em um único momento.

Você já deve ter atendido vários pacientes que precisam de exames complementares e precisou marcar uma consulta de retorno para concluir a conduta, não é mesmo?

Isso acontece com frequência e está tudo bem quando há indicação médica, temos mesmo que avaliar bem o paciente para oferecer a conduta mais adequada.

O que não faz sentido é oferecer uma primeira consulta e um retorno gratuito antes mesmo de avaliar o paciente!

A cultura de “retorno gratuito” prega consultas com prazo pré-estabelecido sem indicação que pode ser até maléfico para o seu paciente. Veja alguns dos seus efeitos colaterais:

  • Consulta “meia boca” e profissional frustrado
    • Se a conduta já foi dada na primeira consulta, o profissional não sabe o que fazer no retorno e às vezes só repete o que já foi falado, ficando frustrado. 
    • O fato de ser gratuita desmotiva o profissional a estruturar uma consulta mais elaborada que seja estratégica para a adesão de seu paciente.
  • Paciente desmotivado e que não valoriza o profissional
    • Quando o paciente vem na consulta de retorno que não oferece nada de novo, fica desmotivado a voltar em outras consultas que não sejam gratuitas.
    • O paciente só vai na consulta de retorno dentro do prazo que é gratuito ou quando tiver alguma descompensação do quadro, o que prejudica o seguimento de sua doença ou condição crônica.

Isso é, nessa cultura de “retorno gratuito”, pré-estabelecido não intencional e sem indicação, o profissional “finge que atende” e o paciente “finge que está se tratando”

O retorno gratuito só é válido em casos bem específicos e nunca deve ser fechado antes de avaliar o paciente.

Ao atender pacientes com doenças ou condições crônicas, o tratamento pode durar meses ou anos. Neste caso, depois da primeira consulta, as consultas não são de “retorno”, são de “acompanhamento”.

Por isso, no caso dessas doenças e condições, é mais eficaz fazer o que eu chamo de Atendimento Continuado de Conexão e Resultado, que considera a pessoa como um todo, apoia o autocuidado e aumenta a adesão e o resultado do tratamento.

Todas as consultas de acompanhamento podem ser cobradas. Segundo o CFM, “nas doenças que requeiram tratamentos prolongados com reavaliações e até modificações terapêuticas, as respectivas consultas poderão, a critério do médico assistente, ser cobradas.”

Além disso, no Atendimento Continuado você cria uma relação de parceria com a pessoa, onde você não será vista como uma mera “prescritora”, mas seu paciente irá valorizar a médica humanizada e competente que você é, e te verá como sua referência.

Por isso, acabe com as consultas de retorno “meia-boca” e invista no seu paciente e na sua carreira com o Atendimento Continuado.

Mais do que uma consulta, faça um acompanhamento completo

Veja o que algumas pessoas que passaram pelo Atendimento Continuado falaram:

Consulta motivadora

“acho a consulta motivadora, assim sabe, eu acho que motiva a tentar fazer as coisas de uma forma diferente, exercer mais auto observação, levar ali de uma forma mais leve (…) gosto da sua humildade é sempre uma abordagem positiva sabe uma abordagem tipo não me deixa culpada (…)”

Ferramentas estratégicas

“acho você muito cuidadosa na forma como você fala muito atenta ali o que por exemplo eu tô falando e aí parece que você seleciona a melhor ferramenta de acordo com o que eu tô falando não é uma receita de bolo que você tem que me encaixar nas coisas então eu acho esse cuidado muito muito muito muito muito muito importante que eu acho que gera conexão e mostra que você sensível o que a outra pessoa tá falando sabe eu também gosto muito da sua postura profissional nas consultas me passa bastante segurança do que você recomendações diagnóstico eu gosto muito disso (…)“

Um salto no tratamento

“Pri, gostaria de te dizer que nossos encontros, os exercícios, enfim a “exploração e aventura” tem ajudado muito. Parece que dei um salto na terapia inclusive. E me sinto confiante”

Adesão e Resultado

Uma paciente teve melhora do colesterol em 2020, mesmo que o foco do tratamento neste momento estava no controle de ansiedade e não foi receitada medicação, apenas práticas de autocuidado. 

Em 2021, com a ansiedade controlada, fizemos mudanças intencionais na alimentação e atividade física, veja a melhora do colesterol nesse período, que chegou em seu alvo individual

Quando você se preocupa no acompanhamento completo, você consegue mais conexão com o paciente e resultado com o tratamento.

3 Pilares do Atendimento Continuado de Conexão e Resultado

Nos últimos 5 anos eu investi mais de 50 mil reais em formações do Einstein, USP,  Harvard, etc.; e na Formação em Atendimento Continuado eu compilei de forma didática as melhores estratégias que funcionaram na prática de consultório particular.

Isso é, são teorias e evidências científicas aplicadas na prática clínica, e não um método aleatório inventado do nada. 

Cada pilar é intencional e estratégico para motivar seu paciente a seguir com o tratamento de condições crônicas.

Os 3 pilares do Atendimento Continuado de Conexão e Resultado são:

  • Pessoa como um todo
  • Autocuidado Apoiado
  • Gamificação e Feedback

Pessoa como um todo

Abordagem integrativa e centrada na saúde da pessoa como um todo.

Autocuidado Apoiado

Capacite o paciente com estratégias motivacionais e educacionais.

Gamificação e Feedback

Crie um plano, adapte ferramentas, monitore resultados e faça melhorias.

PILAR #1: Pessoa como um todo

Os profissionais acham que cuidar da saúde da pessoa como um todo é fazer uma consulta de horas, perguntando aleatoriamente sobre uma lista de itens de saúde e bem estar, como alimentação, atividade física, sono, estresse, espiritualidade, relacionamentos, etc.

No final da consulta o paciente está exausto de tantas perguntas e o profissional confuso do que fazer com tanta informação.

Segundo o Consórcio Acadêmico de Saúde Integrativa, a abordagem integrativa reafirma a relação do profissional e paciente, considera a pessoa em seu todo (corpo, mente e espírito), estilo de vida e terapias interdisciplinares e complementares para se ter o melhor da saúde e bem estar.

Um exemplo dessa visão é a partir da Roda da Saúde, como a proposta pela Duke University.

Mas para o uso efetivo da abordagem integrativa, você precisa deixar de se portar como especialista de uma técnica e ser especialista da pessoa. 


Nesse pilar, você vai aprender como descobrir as maiores dificuldades e desejos do paciente, e formular soluções mais certeiras para ter conexão e resultado.

PILAR #2: Autocuidado Apoiado

Pacientes com doenças e condições crônicas devem fazer seu próprio cuidado com mudanças de estilo de vida, uma vez que maioria dessas condições são multifatoriais e usar somente medicações não faz milagre.

O que muitos profissionais fazem é dar uma lista de recomendações padrão para fazer alimentação e atividade física saudável, por exemplo, da mesma forma que entrega uma prescrição de medicamento.

Mas o paciente não sabe o que fazer ou como fazer. Muitas vezes pergunta a amigos ou procura na internet, o que resulta em mudanças inadequadas que podem comprometer sua saúde. Ou simplesmente ignoram as orientações, pois não está motivado.

No livro Change for Good de Prochaska é alarmante descobrir que:

  • Menos de 20% das pessoas estão preparadas para mudar os hábitos
  • 90% dos programas são feitos para colocar a pessoa em ação sem ter um preparo
  • 45% dos clientes abandonam o acompanhamento, uma vez que o tratamento não considera o estágio de mudança que o cliente está

Para o cuidado das condições crônicas, segundo Eugênio Mendes, o profissional precisa fazer o Autocuidado Apoiado. Isso é, fazer a preparação e empoderamento para que as pessoas possam autogerenciar sua saúde através de estratégias educacionais e motivacionais.

Um estudo de 2021 mostrou como o uso do  Modelo Transteórico de Mudança, uma das estratégias do Autocuidado Apoiado, pode aumentar a adesão não só de estilo de vida, como o uso dos próprios medicamentos.

O cuidado da pessoa com doença crônica não começa e nem termina na hora da consulta.

Em um estudo da Inglaterra, estimou-se que um paciente com Diabetes gasta 3h no ano em consulta.

Em todo o tempo restante, que corresponde a 8.757 horas no ano, essa pessoa convive com seu diabetes, sem ajuda profissional.

Por isso, a pessoa precisa aprender a se cuidar, e ter mais pontos de contato para suporte.

Nesse pilar, você vai aprender como estruturar desde a pré-consulta, consulta e pós consulta para capacitar e apoiar seu paciente no autocuidado. 

PILAR #3: Gamificação e Feedback

Gamificacao-Saude-Integrativa

Na faculdade só aprendemos como fazer diagnóstico e propor uma conduta.

Gastamos a consulta quase inteira para o diagnóstico e a conduta fica espremida nos últimos 5 minutos, geralmente composta por uma lista de recomendações sem estabelecer prioridades, passo a passo ou abertura para adaptações.

Em vez de criar uma conduta única e fixa, você precisa criar um plano de cuidado.

Isso é um passo a passo personalizado ao longo do tempo do que a pessoa precisa para chegar nos resultados desejados.

Se você acha que isso vai gastar muito tempo da consulta, saiba que Wagner, et al descobriram que para elaborar um bom plano de cuidado um médico gastaria em média 6,9 minutos. 

No acompanhamento, você pode ajustar o plano ao adaptar ferramentas, monitorar resultados e fazer melhorias.

Isso é feito com estratégias de Gamificação e Feedback.

Gamificação é o uso de elementos e recursos de design de jogos em contextos não relacionados a jogos.

As intervenções de saúde e estilo de vida gamificadas podem incluir, por exemplo, uso de história ou temática, níveis de dificuldade ou ciclos de intervenção.

Feedback (Feedback Informed Treatment) é uma abordagem que utiliza a aliança entre cliente e profissional para aprimoramento contínuo de qualidade.

Na prática clínica, serve para personalizar, adaptar, monitorar, e possibilitar a melhoria contínua.

Para isso, podem ser usados exames médicos, medidas ambulatoriais, hábitos ou práticas integrativas.

Com as práticas integrativas você pode acolher e encorajar o paciente, evidenciando cada vitória ao longo do processo.

Por exemplo, uma revisão sistemática de 2021 descobriu que o uso de autocompaixão pode melhorar comportamentos alimentares, comportamentos de atividade física e perda de peso.

Nesse pilar, você vai aprender como acrescentar diferenciais na consulta com práticas integrativas que usam estratégias de gamificação e feedback.

Veja o que você vai aprender na Formação em Atendimento Continuado

Módulo 1 - Doutores com Conexão e Resultado

Você vai ter clareza do que precisa para montar seu Atendimento Continuado.

Módulo 2 - Pessoa como um todo

Você vai construir o seu protocolo de atendimento com a visão da pessoa como um todo.

Módulo 3 - Autocuidado Apoiado

Você vai elaborar o formato e passo a passo do seu Atendimento Continuado.

Módulo 4 - Gamificação e Feedback

Você vai desenvolver os elementos diferenciais do seu Atendimento Continuado.

Módulo 5 - Consultório de Conexão e Resultado

Você vai estruturar seu consultório para implementar o Atendimento Continuado.

Multiplique seu resultado em comunidade

Ao entrar na Formação de Atendimento Continuado você terá como bônus acesso à nossa Comunidade (carinhosamente chamada de Tribo), para trocas, colaboração, estudo, conexões e capacitações. Além de acesso à Biblioteca e Farmácia Criativa da Comunidade.

Comunidade

Você poderá participar dos Encontros (online e ao vivo), com simulação de atendimentos, mentoria em grupo, discussão de casos e plantão de dúvidas para fazer perguntas e compartilhar conquistas. E acesso nossa Comunidade no whatsapp.

Biblioteca

Para construir seu protocolo único de atendimento, você precisará de fontes confiáveis, para isso, você terá acesso a Biblioteca, com teorias, evidências e atualização em saúde, bem estar e negócios. A biblioteca está em constante atualização.

Farmácia Criativa

Você vai acelerar seus resultados e já colocar na prática os aprendizados da formação com o acesso a Farmácia Criativa, onde poderá encontrar ferramentas, materiais e práticas integrativas prontas e editáveis para usar no seu atendimento.

Dentro da comunidade, médicos como você se reúnem para trocar experiências e evoluir juntos. Fazemos isso através do cultivo do autocuidado, trocando experiências em saúde integrativa e compartilhando estratégias em negócios humanizados.

Olá, sou Priscilla Fiorelli

Sou apaixonada por desenvolvimento humano e autocuidado. Sou formada em Medicina na USP há 10 anos, atuo em consultório com Acupuntura e Geriatria através de programas em autocuidado há 5 anos.

Ao longo de minha jornada percebi que só formações convencionais em medicina não bastava, por isso já fiz muitas formações complementares: Saúde Integrativa no Einstein, Coaching no IBC, Autocompaixão pelo IPq-HC, e Práticas Mente e Corpo pelo MGH de Harvard.

Já criei alguns programas de autocuidado, por exemplo em Diabetes, Mudanças de Hábitos, Autocompaixão, Gestão de Estresse.

Fundei o Centro Educacional Atenção Integrativa, onde nasceu a Comunidade de Profissionais Integrativos, carinhosamente chamada de Tribo.

Nas trocas de experiência e conversas da Tribo percebi muitos colegas me perguntando como montar um protocolo de atendimento continuado que fosse ao mesmo humanizado e com resultado.

Por isso, resolvi juntar todo meu conhecimento e experiência em uma formação que seja ao mesmo tempo embasada em evidência e mão na massa, para capacitar realmente o profissional a colocar a teoria em prática.

O que você vai ganhar ao se inscrever

Investi mais de 50 mil reais em formações e passei os últimos 5 anos testando e aprimorando na prática. Com tudo o que você vai receber, talvez eu pudesse cobrar no mínimo um décimo disso, que seria 5 mil reais.

Mas você não vai investir nem metade disso.

Você poderá ter acesso a Formação em Atendimento Continuado e a Comunidade por R$ 1997/ano.

A Formação em Atendimento Continuado vai abrir vagas em breve, e para você que está comprometido pode preencher o formulário para entrar na Lista VIP e saber em primeira mão quando abrirem as vagas.

Tudo isso por apenas 12x de

R$199,31

ou R$1997,00 à vista

Preço da assinatura anual.

Sua compra blindada de tranquilidade

Pagamento Seguro

O ambiente de compra é 100% seguro, seus dados estarão protegidos segundo a LGPD!

Acesso Imediato

Seu login e senha serão enviados no seu e-mail logo após a compra!

7 dias de Garantia

Você poderá pedir a devolução de 100% do dinheiro dentro desse prazo!

Ficou com dúvidas? Veja abaixo as perguntas mais frequentes.

Ao se inscrever você terá acesso imediato à Área de Membros, nossa plataforma EAD, onde terá 25 aulas gravadas, que serão liberadas de forma modular semanalmente. Cada aula tem materiais de apoio prático, e uma rota de implementação com o Check-List do que você precisa para montar seu Atendimento Continuado.

Ao se inscrever você terá acesso por um ano às aulas e materiais da Formação em Atendimento Continuado e a Comunidade. A renovação é automática anual e poderá cancelar quando quiser. 

É desejado que o profissional já seja formado e/ou tenha alguma atuação na área de saúde para melhor aproveitamento. Este produto não se destina a capacitação para atividades que sejam exclusivas de ato médico ou qualquer outra profissão específica da área da saúde. Os conceitos ensinados podem ser adaptados para outros profissionais dentro de sua atuação e de acordo com seu conselho profissional. Contudo, as aulas são direcionadas para o público médico, com exemplos e práticas considerando a atuação clínica em consultório/ ambulatório.

Você irá aprender o passo a passo para montar seu Atendimento Continuado e terá acesso a modelos prontos e editáveis de ferramentas integrativas para colocar na prática. Ao final do curso você estará apto a construir uma série de consultas semi-estruturadas estrategicamente para aumentar a adesão de seus pacientes com doenças e condições crônicas dentro de sua atuação profissional.

Sim, assim que terminar o estudo de todas as aulas do curso de Formação em Atendimento Continuado, poderá solicitar seu certificado de conclusão de curso.

O investimento é de R$ 1997, pago à vista ou parcelado até 12x de R$ 197.

O pagamento pode ser feito por PIX, cartão ou boleto. É usada a plataforma de pagamento e de curso da Hotmart para sua segurança.

Sim, se você não se adaptar no momento à Formação de Atendimento Continuado, poderá pedir reembolso em até 14 dias corridos após a data de compra.

 

Ao fazer a compra da formação, você terá como bônus acesso a nossa Comunidade, é uma comunidade somente para os alunos da formação para trocas em saúde e negócios integrativos.

Com a Comunidade, você terá acesso a:

  • Biblioteca com fontes confiáveis em Saúde e Negócios Integrativos
  • Farmácia Criativa com ferramentas e práticas integrativas prontas e adaptáveis
  • Encontros online ao vivo: um encontro mensal com atividades para impulsionar seus resultados, e encontros extras, podendo ter aula com convidados conforme programação
  • Comunidade no Whatsapp para trocas e compartilhamentos

Você poderá solicitar o certificado de Membro da Comunidade e além disso, poderá solicitar o certificado para os estudos que completar dentro da Comunidade.

Ainda está na dúvida? Envie uma mensagem no whatsapp.

Atenção Integativa